5 razões para você alugar equipamentos para a sua obra

Ao iniciar um projeto na construção civil, para que todas as etapas sejam bem executadas, a utilização de maquinário é fundamental para aumentar a produtividade e a qualidade da obra e para isso, é necessária a utilização de diversos tipos de equipamentos.

Os projetos costumam ter um orçamento muito bem-definido e nesse contexto, a locação de máquinas e ferramentas para construção civil é uma tendência que cresce cada vez mais em todo o mundo, causando uma grande diferença nos custos, uma vez que a aquisição desses equipamentos tem um valor muito mais elevado.

Afinal, além do alto investimento, também é importante avaliar os custos de manutenção, armazenamento e depreciação de cada produto.

Saiba o que analisar na hora de decidir sobre compra ou locação

Se está em dúvida entre alugar ou comprar o maquinário e ferramentas para a sua obra, é fundamental levar em conta o custo dos equipamentos, para orientar na decisão da escolha.

Portanto, vejamos alguns critérios que o orientarão.

Custo de manutenção – Sabemos que algumas máquinas e ferramentas utilizadas em obras, por efetuarem serviços pesados ou constantes, possuem um alto índice de desgaste e manutenção.

O valor gasto em manutenção do equipamento deve ser levado em conta para entender o seu custo real, analisando o seu desgaste, defeitos apresentados, gastos, bem como a sua utilidade durante sua vida útil, para calcular a viabilidade ou não de sua compra ou locação.

Objetivos da sua obra – A compra ou o aluguel de equipamentos deve ser analisado caso a caso, principalmente porque tudo pode ser fator determinante para a tomada de decisão: do tamanho do investimento na obra, ao porte dos equipamentos que serão utilizados.

Após uma breve análise, você certamente se dará conta de que o aluguel de equipamentos para obras é uma boa alternativa, pois apresenta-se como uma medida prática, segura e muitas vezes vantajosa, já que, além de otimizar os trabalhos nos canteiros de obra, a medida ainda possibilita a redução de gastos com mão de obra.

Vantagens da locação de equipamentos que não lhe contaram

  • A locação de equipamentos pode conservar o capital de uma empresa, já que ela gera receitas com os equipamentos alugados, gerenciando os contratos de locação e não o maquinário.

Portanto, essa é uma forma de assumir menos riscos em um empreendimento.

  • Uma das grandes vantagens do aluguel é que os equipamentos estão sempre em boas condições e são revisados periodicamente, mantendo o seu funcionamento por meio de assistência técnica especializada.
  • Outro benefício do aluguel é que você se mantém isento das responsabilidades que a propriedade de equipamentos desse porte exigem, tendo maior controle sobre os gastos, graças à economia com estocagem e manutenção.
  • Além das despesas com inspeção, logística, transporte e armazenamento, há o risco de que as máquinas permaneçam inativas por longos períodos.
  • O aluguel de equipamentos permite que você teste e compare máquinas diferentespara montar sua estrutura da maneira mais eficiente, oferecendo uma alternativa prática e segura para construtoras, profissionais autônomos e até mesmo pessoas que desejam fazer melhorias em sua própria casa.

Conclusão

São inúmeros os equipamentos para locação no mercado, que vão desde o maquinário pesado, até ferramentas de uso mais simples.

O importante ao se pensar numa obra, é que haja um planejamento robusto, que evitará que você alugue mais ou menos equipamentos, ou que falte ou sobre trabalhadores para operá-los.

Portanto, organize-se e lembre-se: se o custo para alugar não for maior ou igual a 60% do valor de compra do equipamento, a melhor opção para economizar em sua obra é a locação.

E aí, vai construir ou reformar? Consulte-nos sobe a locação de equipamentos para a sua obra.

Estamos prontos para atendê-lo!

O post foi útil? Replique-o em suas redes sociais para que mais pessoas sejam beneficiadas por ele.

Posts relacionados: