Asfalto sustentável: conheça novas soluções para a pavimentação

flor crescendo as margens de uma estrada pavimentada com asfalto sustentável

Dentro de um contexto que cada vez mais preza pelo uso da tecnologia, a adoção de práticas sustentáveis e preocupadas com o meio ambiente, o setor da construção civil não poderia ficar de fora.

Uma das soluções que vêm ganhando cada vez mais espaço é o asfalto sustentável. 

Além de objetivar reduzir impactos ambientais, novas técnicas e materiais para pavimentação são uma boa saída para problemas comuns das nossas estradas, ruas e demais áreas urbanas.

Falta de manutenção preventiva, espessura de pavimentação inadequada, trincas e deformações com pouco tempo de uso e drenagem insuficiente são algumas das adversidades que nos deparamos continuamente.

Afinal, o que temos hoje como alternativas sustentáveis ao asfalto, capazes de reduzir impactos, custos e necessidade de manutenção? Continue a leitura e conheça o que há de novo no mercado da pavimentação!

Os principais tipos de asfalto sustentável

Asfalto borracha

A reutilização de pneus vem sendo uma das alternativas adotadas nos materiais de pavimentação.

O asfalto sustentável de borracha apresenta baixo custo e diminuição da poluição ambiental (por causa da destinação correta dos pneus, que assim não são descartados no meio ambiente).

Por isso é considerado com alto potencial de sustentabilidade.

Este tipo de pavimentação ainda proporciona diminuição no desgaste dos pneus dos carros e dos ruídos de tráfego.

Ainda apresenta excelente resistência à deformidade causada por altas temperaturas: por apresentar elasticidade, suporta 16 vezes mais desgastes do que o asfalto convencional.

É um dos materiais com a melhor aplicação em testes nesse sentido, trazendo ótimos resultados na construção das vias e eliminando o descarte incorreto do material.

Pavimentação fotocatalítica ou noxer

Trata-se de um composto que tem na sua base o dióxido de titânio.

Ele consegue absorver até 90% dos gases poluentes produzidos por automóveis, em dias de sol forte. Em dias nublados consegue absorver até 70% dos gases.

Depois de absorvidos, os poluentes são eliminados pelo esgoto e não retornam à atmosfera. Os tipos de pavimentação podem ser fotocatalítica misturados à argamassa ou usando peças fotocatalíticas.

Uma opção extremamente interessante para eliminar um dos principais problemas causados pela indústria de automóveis.

Asfalto permeável

Já faz parte da realidade brasileira. Ele está presente nas rodovias dos Imigrantes e Presidente Dutra (SP) e também foi usado no aeroporto Santos Dumont.

O asfalto permeável funciona com um sistema de drenagem que permite captar água da chuva e armazená-la em galerias pluviais. 

Este tipo de pavimentação ainda proporciona segurança aos motoristas: ele consegue aumentar a aderência dos pneus, reduz os riscos de aquaplanagem e distância de frenagem.

Possibilita também uma melhor visibilidade noturna dos sinais verticais e menor reflexão luminosa dos faróis durante as chuvas.

Resíduos de obra na argamassa do concreto

Os resíduos de obra, sempre um ponto sensível no que diz respeito à sustentabilidade na construção civil, podem ser reaproveitados se receberem tratamento correto.

O processo de reciclagem dos descartes consiste na seleção, limpeza e classificação granulométrica dos materiais descartados.

Depois disso, estão prontos para utilização como alternativa ao uso de areia e brita.

Suas aplicações podem ser em bases e sub-bases de pavimentação, blocos de concreto para vedação, guias e sarjetas.

Novas técnicas, novos materiais e reutilização são conceitos que, felizmente, estão cada vez mais presentes na construção civil.

Funcionalidade e sustentabilidade juntas direcionam a busca por soluções inteligentes. 

Assim, vemos alternativas como o asfalto sustentável ganhando cada vez mais espaço e apontando para saídas transformadoras, tanto para a engenharia quanto para toda a sociedade, a partir da tecnologia e estudos constantes que acompanham o crescimento do setor.

Conhece mais materiais ou técnicas que vêm revolucionando o setor de construção civil? Então não deixe de compartilhar esse artigo com a sua visão e conhecimento sobre o assunto, até a próxima!

Posts relacionados: