Atraso na obra: qual é a melhor estratégia para evitar?

Quando se trata de uma obra, só conseguimos pensar nos altos investimentos, transtornos e demora que esta empreitada pode causar e mal podemos esperar para ver tudo finalizado, não é mesmo?

O crescimento do mercado imobiliário faz com que esse sentimento seja compartilhado desde engenheiros de grandes empreendimentos até por quem está apenas querendo finalizar o “puxadinho” em sua residência.

Otimizar tempo em uma obra realmente significa otimizar o dinheiro investido. Além disso, uma obra entregue no prazo é capaz, também, de evitar estresse ou mal estar entre clientes e responsáveis.

Pensando nisso, listamos algumas dicas super valiosas para evitar o atraso na obra e, assim, afastar qualquer irritação e desperdício durante sua execução. Confira!

Dedique-se ao planejamento

Tendo em vista que nos mais diversos âmbitos do cotidiano planejar devidamente o que se pretende fazer é uma etapa muito importante para garantir o sucesso, a nossa primeira dica é se dedicar ao planejamento da sua obra.

Um dos fatores primários para evitar atrasos durante a execução do seu projeto é definir um escopo apurado, que será a base para a qualidade da construção. É essencial contar com suporte profissional desde a primeira etapa para articular o que será feito, como licenças necessárias, ferramentas e mão de obra, além de estipular prazos e orçamentos, que devem ter uma certa margem de tempo para evitar imprevistos.

Além disso, é importante lembrar que tudo deve ser feito de acordo com a realidade. Ou seja, rotina e volume de trabalho dos profissionais envolvidos, cronograma, orçamento estipulado e especialmente os prazos tem que estar bem alinhados para que sua realização seja possível.

Com um planejamento detalhado e bem estruturado, será muito mais fácil realizar o controle e supervisão da sua obra para garantir que tudo está sendo feito dentro do que foi idealizado.

Busque mão de obra qualificada

Um dos grandes fatores com potencial para atrasar qualquer atividade é a mão de obra sem qualificação para as funções. No caso de uma obra, isso se potencializa tendo em vista os prazos e investimentos envolvidos diariamente. Profissionais com referências e com experiência sempre são a melhor pedida para evitar dores de cabeça.

De nada vai adiantar um planejamento bem feito se a equipe não é capaz de atender as demandas e executar o que foi definido no escopo. É ideal que os profissionais consigam entender rapidamente a proposta, cumpram os prazos dentro do combinado para cada etapa e forneçam um contrato preciso.

Garanta bons fornecedores

Ter fornecedores de confiança é um dos principais fatores para otimizar tempo e dinheiro. Se o fornecedor assegura a qualidade e pontualidade na entrega dos produtos, temos garantia em relação aos prazos.

Assim como acontece na escolha da mão de obra, é recomendável que os fornecedores sejam empresas reconhecidas, com experiência no mercado e sejam capazes de cumprir prazos nas entregas. Buscar por empresas com boas referências é sinônimo de produtos dentro dos padrões de qualidade.

Faça bom proveito das tecnologias do segmento

Na era em que as novas tecnologias invadem praticamente todos os segmentos, com a engenharia e a construção civil não é diferente. É fundamental contar com esse importante suporte para seguir o que foi planejado e atender aos prazos com eficiência.

Quando falamos em tecnologias relacionadas a este segmento, temos ferramentas que vão desde o uso de novos materiais, técnicas e equipamentos modernos, até aplicativos de gestão e monitoramento, com potencial de otimizar o andamento da obra e evitar atrasos.

Os custos desse tipo de investimento, muitas vezes, podem parecer mais altos do que o usual, mas a economia de tempo e retorno na qualidade da obra fazem valer a pena.

Observe e monitore de perto

É essencial acompanhar a evolução da obra de perto e visitá-la sempre que possível. Mesmo com tudo bem definido e planejado, imprevistos podem ocorrer durante sua execução e, algumas vezes, precisamos fazer alterações ou substituições.

Para evitar que atrasos ocorram neste sentido, uma excelente prática é estar o mais envolvido possível com a obra, garantido assim, que os prazos sejam cumpridos. Em um cenário ideal, as visitas devem ser feitas para acompanhar cada etapa junto do responsável pela gestão da obra. Por isso, é importante contar com profissionais competentes e empenhados em todas as etapas da execução.

Com essas dicas, já te ajudamos a garantir uma grande economia de tempo em sua obra. Conhece alguém que também irá passar por isto? Compartilhe essas dicas e ajude a otimizar o tempo de mais obras por aí!

Posts relacionados: