Boas práticas para a manutenção de máquinas pesadas

As empresas que atuam em segmentos que exigem trabalhos pesados de equipamentos, como uma escavadeira ou um trator, e desejam manter um ambiente produtivo devem ficar atentas à manutenção de máquinas pesadas

Especialistas da área afirmam que o material rodante de máquinas fora de estrada que utilizam a esteira para o deslocamento apresentam de 25% a 30% dos custos de manutenção.

Se preocupar em usar combustível de qualidade para não danificar o equipamento, ter cuidados com o material rodante das máquinas, não forçar o uso das marchas e conhecer as boas práticas ao se trabalhar com as escavadeiras são algumas das informações úteis que você terá acesso com esse artigo. 

Além disso, você também descobrirá quando é o momento para realizar a locação das máquinas com empresas comprometidas com a manutenção delas e como esse serviço pode ajudar a sua empresa a economizar.

Boa leitura!

Por que fazer a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é algo extremamente importante para as máquinas que os operadores usam para realizar o trabalho e para a economia da sua empresa.

Não se preocupar com essa questão pode gerar prejuízos e falhas no trabalho desenvolvido em obras e áreas de mineração. Nesse sentido, veja os principais benefícios da manutenção preventiva:

  • Amplia a vida útil das máquinas;

Com a realização da manutenção preventiva a máquina ganha uma vida útil maior. Esse tipo de cuidado otimiza o funcionamento e ajuda a garantir que ele aconteça da melhor forma possível.

  • Reduz o tempo de parada;

As máquinas que não chegam a passar pelo processo de manutenção preventiva tem paradas constantes. Dependendo da situação em que ocorrer a falha, a máquina terá que ficar parada por um longo período de tempo e compromete o trabalho que estava sendo desenvolvido. 

  • Ajuda a melhorar a qualidade dos processos;

Ao realizar a manutenção preventiva, as máquinas funcionam melhor e, consequentemente, contribuem para o aumento da qualidade do processo. Além de produtivos, eles se tornam também mais eficientes.

  • Contribui na redução de custos.

Um dos principais benefícios da manutenção preventiva é a redução dos custos para a empresa. Ela ajuda a evitar acidentes que podem gerar indenizações e evita as paradas das máquinas que causam prejuízos como o desperdício de materiais.

Cuide do material rodante da máquina

O material rodante do equipamento  merece atenção e cuidado, principalmente por apresentar um alto custo para a empresa.

Por isso, veja alguns cuidados que podem ser tomados no dia a dia do trabalho com a máquina que ajudam a evitar gastos desnecessários:

  • Observe o giro da esteira

Ficar atento ao giro da esteira é importante para assegurar a uniformidade no desgaste de pinos e buchas. O tempo ideal para fazer o giro está relacionado ao tipo de terreno que a máquina realiza o trabalho. Um exemplo está nos terrenos argilosos em que o giro pode ser feito com 3.500 horas. Já em terrenos que contém areia e são mais abrasivos o giro pode atingir entre 400 e 500 horas.

  • Faça a regulagem das esteiras

Manter as esteiras reguladas a partir das orientações do manual é fundamental. Verifique se as esteiras contam uma folga natural. Isso é importante ser observado em máquinas que apresentam rolete superior e também naquelas que não apresentam esse componente.

  • Preste atenção no limite da carga

Respeite o limite da máquina e não force o equipamento; 

Oriente os operadores a usarem a primeira e segunda marcha, o uso da terceira ou das outras deve ser feita apenas em alguns casos bem específicos.

  • Lembre-se de limpar o equipamento;

A lama, terra e folhas acumuladas provocam o travamento dos roletes, prejudica as buchas, elos e sapatas. Por isso, no final do dia de trabalho é sempre bom fazer a limpeza da máquina. 

  • Ofereça treinamento para os operadores.

A realização de treinamentos com os operadores contribui para prolongar a vida útil da máquina. Nos casos em que elas apresentam material rodante, isso também deve ser feito para evitar problemas como desgastes e desalinhamentos.

Principais cuidados ao trabalhar com as escavadeiras hidráulicas

Assim como diversas outras máquinas, as escavadeiras hidráulicas estão expostas aos mecanismos de desgaste relativos à atividade que desempenham nas obras. As paradas programadas de manutenção são necessárias, mas é essencial que no dia a dia alguns cuidados sejam tomados pelos operadores.  

Confira os principais pontos que devem ser observados:

  • Verifique os itens de segurança;
  • Avalie as peças que estão expostas ao maior trabalho;
  • Examine se a máquina apresenta falhas mecânicas;
  • Não exceda os limites de operação e carga;
  • Preste atenção na lubrificação do equipamento;
  • Faça a limpeza e pequenos ajustes na máquina;
  • Use combustível de qualidade;
  • Analise o funcionamento e estado de conservação da escavadeira.

Apesar de todos esses cuidados, é importante incluir um cronograma de paradas para vistorias e desenvolver um plano de manutenção orientado pelas especificações do fabricante.

Quando fazer a locação de máquinas para construção civil?

A locação de equipamentos para construção civil é algo que deve ser avaliado sempre antes do início de qualquer obra e quando sua empresa deseja evitar os custos com a manutenção.

Esse tipo de processo funciona de forma simples, mas é necessário que os responsáveis pela obra saibam quais máquinas serão necessárias para cada etapa da construção e para o trabalho que deverá ser realizado no canteiro de obras.

Também é preciso verificar a situação da empresa e observar alguns pontos importantes. Veja quais são eles:

  • Número de equipamentos necessários

Avalie qual será a quantidade de equipamentos que será preciso usar e manter no canteiro de obras. Quanto mais equipamentos você precisar, mais alto será o valor que sua empresa precisará investir na compra deles.

Dessa forma, alugar é uma boa opção nesse tipo de situação. Essa escolha trará benefícios para a equipe de trabalho envolvida na obra e para a vida financeira da sua empresa.

  • Frequência de utilização das máquinas

Verifique qual será a frequência que a sua equipe precisará usar as máquinas na obra. Isso influencia na decisão da locação. Alugar algumas máquinas pode se transformar em uma oportunidade para quem necessita do equipamento apenas para um projeto ou se a sua empresa não tem espaço para armazenar as máquinas. 

Além disso, locar as máquinas contribui para ajudar a área financeira da sua empresa a ganhar mais tempo para poder investir no crescimento dela no mercado de forma mais rápida. 

Portanto, é uma ótima prática que você pode adotar em diversos tipos de situações e cenários atuais.

Gostou das nossas dicas? Comece a colocá-las em prática junto com a sua equipe e conte com a Mason Rental sempre que precisar.

Estamos à disposição no nosso canal de atendimento on-line para ajudar você a escolher a máquina ideal para a realização da sua obra. 

Posts relacionados: