Como os tratores de esteira melhoram o rendimento do trabalho?

Os tratores de esteira se destacam no mercado pela sua versatilidade, eficiência e alto desempenho no trabalho, principalmente na área de construção civil.

Eles são máquinas essenciais no trabalho de terraplanagem que envolvem as áreas agrícolas e de construção civil. A capacidade de tração desses equipamentos permite trabalhar em vários tipos de solos e topografias. 

Para alugar um equipamento como esse é importante conhecer as suas características como o sistema de transmissão, tipos de lâminas e descobrir os principais benefícios oferecidos para melhorar o rendimento do trabalho.

Continue a leitura deste artigo para descobrir como essa máquina pode ajudar na sua operação. 

Qual a diferença do sistema de transmissão mecânica e do sistema de transmissão hidrostática?

Para avaliar como os tratores de esteira podem ajudar a melhorar o rendimento do trabalho que envolve máquinas pesadas na sua empresa, é importante que você conheça o sistema de transmissão e quais as diferenças entre eles. Confira:

Sistema de transmissão hidrostática 

Nesse tipo de transmissão, a máquina apresenta duas bombas com fluxo variável que ativam os motores hidráulicos e atuam com o funcionamento das esteiras.

Dessa forma, o sistema permite que a máquina faça curvas com as duas esteiras e realize a contra-rotação, um giro feito em volta do próprio eixo.

A associação da transmissão hidrostática com o controle eletrônico e a direção hidráulica proporciona aos tratores de esteira facilidade maior na operação, precisão e movimentos suaves.

Sistema de transmissão mecânica 

As máquinas que apresentam transmissão mecânica contam com diversos mecanismos acoplados, como conversor de torque e embreagem. Isso resulta em um custo operacional e de manutenção maior do que as máquinas que apresentam a transmissão hidrostática.

Por isso, os modelos com esse tipo de transmissão não conseguem atuar com máxima potência, nem fazer as curvas e contra-rotação que máquinas com transmissão hidrostática conseguem quando estão trabalhando em um canteiro de obras, por exemplo.

Por que as lâminas para tratores são as principais aliadas no trabalho?

Como esses equipamentos são muito versáteis e podem atuar em vários tipos de projetos, a lâmina é considerada sua grande aliada. Você pode trocá-la de acordo com o tipo de trabalho que será realizado. Veja a funcionalidade de cada uma delas:

Lâmina U
Esse tipo de lâmina é ideal para o manejo de carvão mineral, bagaço de cana e qualquer tipo de material solto.

Lâmina Ancinho
Ela é conhecida também como rastelo, sendo considerada a mais comum nesses tipos de tratores. A lâmina desse tipo é utilizada pelos tratores de esteira para empilhamento de insumos e a sua área medial fechada possibilita a proteção do radiador.

Lâmina KG
Essa lâmina contribui para o corte e retirada de tocos que são encontrados e visíveis no solo. Esse trabalho ocorre com o toco sendo rachado ao meio e o corte com deslizamento lateral por meio dos comandos de giro da esteira. 

Como o trator de esteira ajuda na terraplagem?

O equipamento com esteira consegue realizar o nivelamento do solo de forma eficiente e mais rápida do que se fosse feito de maneira manual por uma equipe. 

Ele conta com a capacidade de transformar potência mecânica em trabalho no solo e atua arrastando objetos que podem prejudicar o trabalho de construção. O deslocamento, por meio de esteiras, faz com que esse tipo de trator torne o trabalho de terraplanagem mais eficiente.

O sistema presente na máquina permite que ele se desloque por longas distâncias sem sofrer superaquecimento. Isso torna o equipamento ideal para aumentar o rendimento do trabalho com terraplanagem e outras atividades de construção

Veja as principais vantagens ao usar os tratores de esteira:

  • Aumento da eficácia no canteiro de obras;
  • Contribui na otimização do tempo;
  • Oferece exatidão para realizar as manobras;
  • Precisão no nivelamento do solo.

Além disso, a alta performance desses equipamentos combinada com a tecnologia e o desenvolvimento de designs que contribuem para o trabalho do operador da máquina possibilitam produtividade, segurança, durabilidade e eficiência nas atividades realizadas.

O trator de esteira da Komatsu D61EX-23M0 já obteve reconhecimento mundial e foi premiado na categoria pela eficiência de operação e segurança. Ele é uma boa opção para quem pretende realizar o trabalho de terraplanagem com um alto nível de produtividade e economizar no combustível.

O modelo apresenta um exclusivo projeto com o conjunto de radiadores alocado na parte traseira da máquina aliado ao capô do motor inclinado, que oferece uma visibilidade melhor da lâmina e proporciona melhoria do controle do equipamento, aumentando a eficiência e produtividade.

Um dos grandes destaques dessa máquina é a transmissão HST que gera mais eficiência na operação e diminui o consumo de combustível em níveis mais baixos que os sistemas HST convencionais. Ela permite escolher os modos de mudança rápida (com três velocidades) ou seleção variável, com escalonamento de 20 velocidades.

Outro ponto importante é que o operador pode optar por dois modos de trabalho: Potência (P) e Economia (E). Isso possibilita mais flexibilidade para várias aplicações, ajustando o equipamento à operação e gerando mais eficiência.

Quais os benefícios da locação de tratores de esteira?

Em projetos esporádicos que a máquina será usada para apenas uma finalidade e depois não terá um uso recorrente o melhor caminho é a locação. Dessa forma, você terá um melhor custo-benefício e não precisará se preocupar em procurar um local  para armazenar a máquina.

Veja algumas outras vantagens em alugar esse equipamento: 

  • Ter uma máquina de boa procedência sem se preocupar com os custos de manutenção;
  • Contar com alto rendimento do trabalho e um investimento baixo no trator de esteira que será utilizado;
  • Utilizar sempre equipamentos em bom estado independente da época que o trabalho será realizado.

Além do alto rendimento no trabalho, você descobriu com esse artigo quais os principais mecanismos dos tratores de esteira que contribuem para eles desempenharem o trabalho com eficiência, como o sistema de transmissão e o funcionamento das lâminas. Outro ponto importante foi conhecer melhor o papel essencial que esses equipamentos têm na hora de realizar a terraplanagem.

Portanto, já está preparado para ganhar eficiência e agilizar os trabalhos da sua empresa com a locação dos tratores de esteira? Entre em contato com os nossos especialistas que poderão indicar o melhor trator para a sua operação.

Posts relacionados: