Leia e conheça os mais inovadores equipamentos para construção civil

O conceito de inovação inclui o aperfeiçoamento de serviços, produtos e processos, por meio de novas ideias para vencer desafios, aumentar a competitividade e facilitar a rotina e o trabalho no dia-a-dia.

Os equipamentos para construção civil, por exemplo, vêm passando por melhorias para atender às exigências do setor.

A medida que o setor cresce e se desenvolve, maior a necessidade de recursos para otimizar o trabalho e tornar as atividades cada vez mais produtivas e descomplicadas.

Nesse artigo vamos levantar alguns dos principais equipamentos para construção civil mais inovadores dos últimos tempos, que vem reinventando a rotina de quem trabalha na área.

Siga com a leitura e conheça os 5 principais, acompanhe!

Conheça 5 dos mais inovadores equipamentos para construção civil

Drones

Enviar um drone para uma inspeção aérea do canteiro de obras poupa tempo e mantém o responsável técnico em segurança no chão, eliminando a necessidade de escalar grandes alturas, por exemplo.

Drones mais sofisticados e operados remotamente podem gerar modelos 3D do terreno, permitindo o cálculo imediato da área, volume de terra a ser removida e fornecer inúmeras outras informações.

Eles fazem, automaticamente, cálculos e tarefas que exigiriam várias horas de trabalho humano para serem concluídos.

É um dos melhores exemplos de equipamentos para construção civil que vem sendo cada vez mais utilizados por suas vantagens competitivas e redução de custos expressiva.

Veículos autônomos

Já viu ou ouviu falar sobre os carros autônomos que não precisam de motorista?

Essa realidade também já está chegando ao canteiro de obras, pois existem máquinas de terraplenagem e caminhões-basculante operados de modo remoto, sem a necessidade do operador físico.

Veículos autônomos são parte de um projeto ousado e em fase de aperfeiçoamento, mas a tecnologia dá saltos gigantescos em pouco tempo, então eles serão parte do cotidiano no canteiro de obras muito em breve.

Impressoras 3D

Não pense que a impressão tridimensional é aplicada apenas para protótipos de maquetes arquitetônicas e estruturais.

A impressão 3D é uma tecnologia transformadora na área da construção civil, permitindo agilidade e redução de custos.

Na prática, impressoras 3D já são usadas para cobrir rachaduras em rodovias, levantar paredes de casas em tempo recorde e erguer até mesmo edifícios de vários andares.

Na Espanha, uma ponte de pedestres em micro concreto armado com 12 metros de comprimento foi construída inteiramente por impressão tridimensional.

Ela fica no parque Castilla la Mancha, em Alcobendas, Madri.

Realidade aumentada

A realidade virtual ultrapassou o campo dos vídeo games e ganhou terreno na construção civil. Aliada à realidade aumentada, ela abre um amplo leque de possibilidades, ao se integrar ao fluxo de trabalho.

Por meio de óculos 3D em capacetes inteligentes, é possível visualizar o futuro ambiente, realizar simulações durante a construção, entrar virtualmente no projeto “pronto” e em tamanho real, além de inúmeros outros recursos.

É um equipamento para construção civil que pode oferecer sensações interessantes no caso da construção residencial sendo um poderoso recurso de mercado.

Wearables, equipamentos que se vestem

O termo inglês “wearable” significa, literalmente, algo que se pode vestir ou usar como um acessório, como os relógios inteligentes, por exemplo.

São pequenos dispositivos computadorizados para serem usados no corpo.

Na categoria de equipamentos para construção civil, podemos citar:

  • Fitas fixas no capacete para monitorar a atividade cerebral e acusar sinais de sono e cansaço, emitindo um alerta aos supervisores;
  • Sensores para detectar monóxido de carbono e outros gases tóxicos, também acoplados ao capacete, para alertar quanto a vazamentos e insalubridade no ambiente de trabalho;
  • Etiquetas fixas nos uniformes para indicar a localização do trabalhador no canteiro de obras, com botão para pedir ajuda em caso de acidente;
  • Dispositivo no uniforme para receber alertas de evacuação, em situações de risco;
  • Capacete inteligente, que engloba dispositivos de segurança, de localização, de comunicação e óculos 3D para realidade aumentada.

Para concluir o nosso artigo, saiba que as inovações tecnológicas na indústria da construção civil são, frequentemente, fruto da criatividade das construtechs.

Elas são startups que se empenham em produzir soluções para aprimorar a cadeia produtiva na construção civil!

Gostou do artigo? Não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e gerar discussões sobre o assunto para conhecer ainda mais sobre os equipamentos para construção civil mais inovadores e tecnológicos do mercado.

Posts relacionados: