Aprenda nesse artigo a importância da manutenção de máquinas pesadas

operador de capacete amarelo e blusa escura sinaliza positivo para o funcionamento do maquinário após a boa manutenção de máquinas pesadas na empresa

O setor de industrial em geral é extremamente dependente das máquinas. Como imaginar um canteiro de obras sem tratores, escavadeiras, carregadeiras, caminhões pesados e tantos outros equipamentos?

Devido à sua grande importância, a manutenção de máquinas pesadas não pode, de forma alguma, ser negligenciada pelas empresas que atuam no setor.

A negligência na manutenção dos equipamentos pode acarretar custos extremamente altos no planejamento financeiro pode chegar até mesmo a troca de todo o equipamento dependendo da ocorrência.

Entender, planejar e executar da maneira correta a manutenção em máquinas pesadas é um passo importante para preservar a vida útil do maquinário, e também o bom andamento das atividades, assim como a integridade dos colaboradores.

Confira nesse artigo a importância dessa prática e algumas dicas importantes para implementar uma rotina regular de manutenção nos equipamentos da sua organização para evitar prejuízos, boa leitura!

A importância da manutenção de máquinas pesadas

Incluir manutenções preventivas periódicas dos equipamentos no orçamento é sinônimo de competência administrativa, por vários motivos.

Elas garantem que a empresa vai:

1. Economizar com reposição de maquinário

É inegável que os equipamentos usados na construção civil representam um investimento significativo para a construtora.

Não realizar a manutenção de máquinas pesadas, obviamente, significa perder dinheiro, caso haja a necessidade de substituir maquinário ou componentes avariados.

2. Assegurar a produtividade nas atividades

Uma pane de qualquer tipo, que provoque a interrupção do trabalho, resulta em uma série de problemas: comprometimento do orçamento, perda de prazos, operários ociosos, desgastes com clientes etc.

A manutenção de máquinas pesadas bem programada e realizada por profissionais qualificados elimina completamente o risco de parada nas atividades por falha do equipamento.

3. Aumentar a vida útil dos equipamentos

Não se descuidar das manutenções preventivas significa garantir que as máquinas terão vida útil mais longa.

Se elas duram mais, a empresa economiza e, quando chegar o momento da troca, ainda pode lucrar com a venda do equipamento de segunda mão sempre em boas condições.

4. Garantir a segurança dos operadores

Um equipamento com defeito, além de comprometer todo o trabalho, pode colocar em risco a segurança do operador de máquinas.

No caso dos caminhões e outros veículos, um acidente pela falta de manutenção deixa o motorista em situação de vulnerabilidade, o que sem dúvidas pode gerar processos trabalhistas no caso de negligência da gestão dos equipamentos.

Dicas para preservar o maquinário

Os mais antigos já avisavam, há tempos, que prevenir é melhor que remediar. Então, tomar precauções e agir antes que o problema aconteça é a dica mais sensata, em qualquer situação.

No caso da manutenção preventiva das máquinas, é altamente recomendável adotar os procedimentos abaixo:

  • Conheça as máquinas que utiliza na obra. Mesmo que não seja você o operador, leia cuidadosamente os manuais e participe de treinamentos, se possível, só assim você poderá entender a necessidade de reparo do equipamento a partir do comportamento em operação;
  • Siga e faça com que os operadores sigam as recomendações de fábrica. Afinal de contas, quem conhece melhor o equipamento do que o próprio fabricante?
  • Disponibilize e exija treinamento para quem vai trabalhar com as máquinas. Essa medida garante a segurança na obra e o bom funcionamento dos equipamentos;
  • Em caso de falhas no maquinário, identifique a origem do problema. Foi superaquecimento? Problemas mecânicos ou de software? Falha humana? É importante tirar e documentar as lições para aprender com o ocorrido e tomar medidas preventivas;
  • Mantenha um registro detalhado do histórico da máquina. É importante documentar informações tais como o tipo de serviços executados no equipamento, quando foi a última manutenção preventiva e quando será a próxima;
  • Tome providências para que o maquinário seja armazenado de modo adequado e de acordo com as recomendações de fábrica.

Concluindo, queremos lembrar que todo o equipamento essencial para suas atividades pode ser alugado pelo período necessário.

A locação é uma ótima solução, mas é fundamental escolher uma empresa locadora comprometida em cuidar da manutenção de máquinas pesadas, garantindo o perfeito funcionamento de qualquer equipamento.

Nós, da Mason Rental, oferecemos, para locação, uma variada linha de máquinas para construção civil, mineração, indústria, comércio e serviços, todas de marcas consagradas no mercado.

Caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações, entre em contato conosco.

Estamos à disposição para entender o que você precisa e elaborar um plano específico para entregar o melhor os melhores equipamentos para gerar bons resultados em seus projetos

Posts relacionados: