Manutenção em máquinas pesadas: entenda os diferentes tipos

Manutenção em máquinas pesadas

Um dos principais pilares das boas práticas com equipamentos de grande porte é uma boa rotina de manutenção.

A manutenção em máquinas pesadas garante o bom funcionamento do maquinário em operação, garantindo que a atividade seja realizada da melhor forma possível de forma produtiva.

A longo prazo, estende a vida útil do equipamento entre outras muitas vantagens.

Nesse artigo vamos levantar a importância da manutenção em máquinas pesadas e destacar alguns dos principais tipos para que você tenha clareza de qual o melhor para implementar já em sua empresa. Boa leitura!

Importância da manutenção em máquinas pesadas

Sabemos que a manutenção adequada em máquinas pesadas, evitará acidentes, prejuízos financeiros, assegurará um bom desempenho, além de reduzir os custos operacionais dos equipamentos.

Ela acontece para prevenir ou corrigir falhas, garantindo economia e a qualidade dos produtos envolvidos em uma operação, diagnosticando ou substituindo os componentes que apresentem irregularidade em seu funcionamento.

Tipos de Manutenção

Vamos conhecer os diferentes tipos de manutenção, para que ela ocorra de forma efetiva e gere segurança, qualidade e lucro para seu negócio.

Manutenção preventiva

Manutenção programada de forma periódica e planejada, evitando falhas futuras durante o uso do equipamento, possibilitando um menor custo de reposição de peças e um melhor desempenho do equipamento.

Se divide em dois segmentos principais:

Sistemática

Após um determinado período de funcionamento, são feitos medições, ajustes e possíveis trocas de peças no equipamento.

Esta manutenção acontece seguindo a lei da degradação e a operação é marcada  antes desse tempo estipulado.

Periódica

Sem levar em conta a data de degradação do equipamento, esta manutenção ocorre a partir de uma agenda acertada entre a empresa fornecedora e o cliente.

Manutenção preditiva

Este tipo de manutenção, utilizando de softwares específicos, acompanha a atuação da máquina, acionando imediatamente a correção de um problema identificado.

Manutenção corretiva

Responsável pela correção do problema detectado, essa ação pode ser planejada ou emergencial (não planejada).

Na planejada, após a detecção do problema na inspeção anterior, trabalha-se na correção do mesmo, enquanto que na emergencial, o empenho da equipe é para sanar uma emergência detectada durante a operação

Benefícios da manutenção em máquinas pesadas

É importante implantar o programa de manutenção nas empresas, mantendo seus equipamentos em pleno funcionamento e diminuindo os altos custos com consertos.

Dessa forma, haverá garantia de uma melhor performance do maquinário, evitando a parada para reparar danos, o que provavelmente irá impactar na produção e entrega de produtos.

E na sua empresa, como vocês trabalham com a manutenção de seus equipamentos? Fique à vontade para contar com a nossa equipe de assessoria para direcionar a melhor solução para a sua operação.

Clique aqui e entre em contato com a Mason Rental agora mesmo!

Posts relacionados: