Normas regulamentadoras na construção civil: você sabe a sua importância?

dois trabalhadores de colete amarelo e capacete amarelo e azul discutem as normas regulamentadoras na construção civil

Em comparação a outros países, o número de vítimas de acidentes de trabalho no Brasil, é espantoso.

Por esse motivo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nos colocou em quarto lugar entre as nações que mais registram acidentes de trabalho fatais em todo o mundo.

Para que uma obra seja bem-sucedida, é preciso que a empresa atenda às Normas Regulamentadoras na construção civil, que definem parâmetros nas práticas adotadas pelo setor, e tenha um responsável para acompanhá-las.

A partir disso as normas tem o objetivo de ditar as regras necessárias para que, tudo no canteiro de obra, seja feito de forma que assegure a integridade dos colaboradores.

Nesse artigo vamos levantar algumas informações muito úteis a respeito das Normas Regulamentadoras na construção civil, siga a leitura e conheça mais sobre o assunto.

Mas, qual o impacto das Normas Regulamentadoras na construção civil?

As Normas Regulamentadoras são regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho para diminuir o risco de acidentes e outras consequências durante o andamento da obra.

Grande parte delas são relacionadas ao setor da construção civil, sendo que algumas são voltadas exclusivamente para assegurar a integridade do trabalhador no canteiro de obras e evitar acidentes.

A construção civil é o setor que mais registra acidentes de trabalho fatais, portanto, atendê-las não apenas garante a idoneidade do projeto, como também, o bem-estar e segurança dos envolvidos e a reputação da organização.

Vale lembrar que as medidas estão sob pena de multa ou processos judiciais, em caso de descumprimento.

Dessa forma, ter conhecimento sobre as NRs relacionadas ao mercado da construção civil, é fundamental para entregar o empreendimento com maior qualidade, seguindo à risca as recomendações, métodos e parâmetros previstos na legislação brasileira.

Principais causas de acidentes na construção civil que você deve ficar atento

Causados na maioria das vezes, por falta de atenção e utilização inadequada de equipamentos, os acidentes de trabalho em canteiros de obra, são muito frequentes.

Muitas vezes, a imprudência e o excesso de confiança, provocam prejuízos, que vão da simples perda de tempo, até a invalidez ou a morte de pessoas.

13 causas mais comuns de acidentes em canteiros de obras

  1. Não usar EPIs;
  2. Equipamentos obsoletos;
  3. Falta de atenção dos profissionais;
  4. Falta de fiscalização;
  5. Falta de organização;
  6. Queda de materiais;
  7. Queda de nível;
  8. Choques elétricos;
  9. Falta de sinalização;
  10. Falta de conhecimento;
  11. Má disposição de objetos no espaço da obra;
  12. Utilização incorreta de equipamentos;
  13. Tombos e escorregões.

Os objetivos das Normas Regulamentadoras na construção civil que talvez você não conheça

  • Conservar a segurança, a saúde e a integridade dos trabalhadores no decorrer da obra;
  • Parametrizar procedimentos;
  • Incentivar a implantação de políticas de segurança e saúde no trabalho, dentro das empresas;
  • Traçar estratégias para a prevenção de acidentes de trabalho;
  • Evitar que seja atribuído ao trabalhador atividades que o exponha a condições precárias, pondo em risco sua integridade física;
  • Formalizar uma legislação de proteção à segurança e medicina do trabalho.

Principais Normas Regulamentadoras na construção civil

Definidoras de parâmetros nas práticas adotadas pelo setor, vamos conhecer a importância de algumas NRs a seguir.

NR 4 (Norma Regulamentadora nº 4)

Promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

NR 5 (Norma Regulamentadora nº 5)

Tornar obrigatória a constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) a empresas que tenham a partir de 20 empregados.

NR 6 (Norma Regulamentadora nº 6)

Fornecer Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequados aos riscos vivenciados pelo trabalhador durante sua jornada.

NR 7 (Norma Regulamentadora nº 7)

Elaborar e aplicar um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

NR 8 (Norma Regulamentadora nº 8)

Estabelecer os requisitos técnicos mínimos que devem estar presentes nas edificações, visando garantir a segurança e o conforto dos trabalhadores da construção.

NR 12 (Norma Regulamentadora nº 12)

Garantir que máquinas e equipamentos de construção civil possam ser utilizados pelo trabalhador de maneira segura, prevenindo acidentes e doenças do trabalho por meio de medidas de proteção e de referências técnicas.

NR 18 (Norma Regulamentadora nº 18)

Definir diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização para a implementação e controle de sistemas de segurança.

NR 35 (Norma Regulamentadora nº 35)

Determinar os requisitos para segurança de atividades executadas acima de dois metros do nível do solo, onde há risco de queda.

Ter acesso às Normas Regulamentadoras e entender sua aplicabilidade, é fundamental para estar em dia com os padrões exigidos, pois assim, além de evitar multas, você poderá conquistar selos de qualidade que valorizam seus empreendimentos.

Portanto, conheça as Normas Regulamentadoras na construção civil e otimize o tempo de trabalho e padronize os processos entre as diferentes etapas da construção, favorecendo sua entrega dentro dos prazos estipulados.

Se essas informações foram úteis para você não deixe de compartilhar o artigo nas suas redes sociais para ajudar a evitar ainda mais acidentes na construção civil.

Posts relacionados: