Construção civil: setor deve crescer 35% até 2030 em urbanização global

vista para grandes guindastes em um espaço de construção civil

Sabemos que o setor de construção civil, é um dos setores fundamentais para o desenvolvimento global e por isso as atividades na área nunca param.

A demanda por atividades de construção cresce a medida que os grandes centros urbanos se desenvolvem e a tecnologia e inovação acompanha esses avanços trazendo cada vez mais novidades para esse campo.

Espera-se que o setor de construção civil, com uso intensivo de petroquímicos continue se expandindo à medida que a urbanização implacável na China e em outras economias em desenvolvimento alimentam o crescimento acima da média.

Segundo analistas da Oxford Economics, mesmo com os impactos negativos da pandemia, o setor tem perspectivas positivas para os próximos anos e deve crescer quase 35% até 2030, atingindo um total de US$ 5,8 trilhões.

Se você se interessa pelo assunto ou pretende se desenvolver profissionalmente no setor acompanhe nosso artigo e entenda alguns detalhes sobre a evolução global do setor de construção civil.

Futuro otimista para o setor de construção civil

Após a aplicação da vacina na população mundial e o estabelecimento de um nível de controle de transmissão as atividades industriais voltam a um patamar de crescimento.

Ainda que alguns casos envolvendo a política rigorosa de controle da Covid, há pouco tempo, paralisaram as atividades de mercado por lá com impacto mundial, o setor de construção civil retoma as atividades com tudo e caminha de forma próspera nos últimos períodos.

A construção tem sido menos volátil do que outros setores a jusante da indústria química, mas isso pode estar relacionado à conclusão de projetos que já haviam recebido financiamento.

Há incerteza sobre se o financiamento estará disponível para projetos futuros, visto que os planos para novos desenvolvimentos começam anos antes de qualquer atividade de construção ser programada, mas os analistas da Oxford Economics estão otimistas.

“O estímulo monetário massivo por parte dos bancos centrais em todo o mundo significa que as condições de crédito permanecerão muito acomodatícias no futuro previsível, um fator importante para o financiamento de projetos de construção”.

“Enquanto o resto do mundo estava entrando em um bloqueio no segundo trimestre, a atividade de construção na China começou a aumentar rapidamente – quase metade da queda na produção foi recuperada apenas no segundo trimestre, e esperamos que volte aos níveis pré-pandêmicos no início 2021″.

Disseram os analistas. Os Estados Unidos também registraram um aumento na segunda metade do ano, com os gastos com construção subindo em julho, e o sentimento da indústria química considera a indústria forte no futuro.

Um maior enfoque na tecnologia e automação poderia criar espaço para produtos químicos não usados ​​tradicionalmente na indústria da construção para entrar no campo.

No Brasil os números se mostram crescentes, segundo dados do IBGE o PIB do setor de Construção Civil cresceu 9,7% em comparação com o ano anterior.

Uma marca histórica de crescimento, considerando ainda todas as dificuldades e desafios enfrentados em meio a pandemia e as paralizações totais das atividades comerciais e industriais no auge da contaminação.

Nosso país sofreu bastante com os impactos da pandemia e atualmente o mundo inteiro enfrenta a crise decorrente das manobras implementadas para reduzir os danos nos momentos mais críticos dos dois últimos anos.

Contudo, em vista do crescimento no ano de 2021, os estudos trazem alguns pontos interessantes para mostrar que os próximos anos são bastante prósperos para o setor.

Se você gostou do conteúdo e quer continuar entendendo mais a respeito da evolução e progresso do setor de construção civil não deixe de acessar os outros conteúdos do Blog sobre o assunto.

Clique aqui e veja agora mesmo o nosso artigo a respeito das 5 inovações que estão transformando a área da Construção Civil.

Posts relacionados: