Casas autossustentáveis: entenda porque é importante investir nelas

residência com jardim vertical e placas fotovoltaicas exemplificando o conceito das casas autossustentáveis

O cuidado em preservar o meio ambiente com alternativas sustentáveis, vem ganhando um papel cada vez mais relevante no setor da construção civil.

Atualmente as casas autossustentáveis tem ganhado espaço e mostrado ao mercado que a possibilidade é uma ótima alternativa e gera muitas vantagens.

A questão da sustentabilidade na construção civil ainda vai além de apenas o uso de materiais recicláveis e matéria prima sustentável.

O gasto de energia e o aproveitamento de resíduos também é um grande desafio para o setor, e o conceito da casa autossustentável esclarecer algumas formas extremamente vantajosas de aplicar a sustentabilidade nesses pontos da construção civil.

Nesse artigo vamos levantar alguns detalhes a respeito das casas autossustentáveis para que você conheça e entenda as vantagens do investimento nessa nova alternativa sustentável, siga a leitura para conferir!

Casas autossustentáveis: conceito de sustentabilidade na construção civil

O mundo está mudando e necessita urgentemente de alternativas mais eficientes, tecnológicas, sustentáveis e viáveis, no que tange à construção civil.

E em meio a esse cenário, surgiram as residências autossustentáveis, cada vez mais voltadas para a sustentabilidade, visando o cuidado em preservar o meio ambiente com alternativas promotoras de saúde individual e coletiva. 

O que são e como funcionam as casas autossustentáveis?

As casas autossustentáveis são construções que fornecem e aproveitam a maior parte dos recursos necessários para seu funcionamento.

Assim, elas não dependem de fornecedores externos de energia elétrica, água, gás, alimentos ou outros recursos, otimizando esses serviços e implantando dispositivos com menor impacto ambiental.

Esse tipo de imóvel oferece a oportunidade de racionalizar o uso de energia e de água, reciclar produtos orgânicos e inorgânicos, além de implantar sistemas de climatização que não utilizam energia.

Vamos entender como isso é possível?

Luz natural e energia solar

As placas fotovoltaicas são elementos cada vez mais frequentes nas construções e podem ser facilmente instaladas na cobertura da casa, garantindo muita economia energética, pois têm a capacidade de gerar energia a partir da luz do sol, tornando-se uma alternativa sustentável e bastante viável.

A energia é captada por meio dos painéis solares, que transformam os raios de sol em energia elétrica, podendo abastecer toda a casa, inclusive o sistema de climatização do imóvel.

A energia solar é infinita e limpa, portanto, não causa danos ao meio ambiente e reduzirá seu consumo em energia elétrica em até 95%, mesmo utilizando todos os seus aparelhos elétricos e eletrônicos.

Outra forma de economizar energia é utilizar a luz natural em casa, regulando o nosso ciclo biológico, promovendo uma sensação de bem-estar e deixando corpo e cérebro mais ativos.

Da mesma forma, ela também contribui para o ecossistema, diminuindo a necessidade de luzes artificiais. Não é fantástico?

Uso racional da água

A captação da água da chuva, fazendo o armazenamento em cisternas ou tanques, por meio de tubulações, é uma alternativa eficiente e consciente de poupar recursos naturais, já tão escassos, como a água.

Ao invés de utilizar água tratada para fins não potáveis, como descargas, máquinas de lavar, irrigação de plantas, lavagem de automóveis, pátios, dentre outros, é possível usar a água coletada da chuva.

Um sistema de captação de água da chuva é simples, representa uma economia de até 50% nos custos finais de sua conta e ainda minimiza os riscos de enchentes, pois uma parte das águas das chuvas irá para a cisterna ou tanque, disponíveis para esse fim.

Reciclagem e compostagem

As casas autossustentáveis destinam adequadamente o seu lixo, separando-o de acordo com o material utilizado.

O resíduo orgânico pode se transformar num poderoso fertilizante para ser usado nas plantas ornamentais ou na horta.

Ele deverá ser tratado em uma composteira, que poderá ser instalada num espaço adequado, reduzindo o descarte de resíduos orgânicos na natureza e beneficiando os vegetais que poderão ser consumidos ou usados para embelezar e climatizar a propriedade.

O inorgânico deverá ser separado de acordo com o material de que é feito, como: metal, plástico, papel e vidro.

Eles poderão ser reutilizados em trabalhos artesanais ou colocados limpos em sacolas para que os coletores de lixo os recolham e os depositem em aterros sanitários, onde passarão por um processo de triagem para reciclagem.

Bioarquitetura

As casas autossustentáveis são residências vivas, integrada à natureza, uma tendência já bastante forte e sem previsão de terminar.

A bioarquitetura possibilita integrar e harmonizar funcionalidade, conforto e beleza às construções com o respeito ao ecossistema, sendo as edificações que se assemelham aos ambientes naturais onde estão inseridas, o foco desse segmento da arquitetura.

“No discurso é lindo, mas na prática poucas pessoas fazem bioarquitetura”, reforça a arquiteta Talita Nogueira.

Não basta reduzir o consumo de água e energia, é preciso gerá-las.

Painéis fotovoltaicos, micro geradores de energia eólica, reaproveitamento da água da chuva e a popularização de hortas verticais, sejam elas comunitárias ou individuais, engrossam o caldo daquilo que precisa entrar nas práticas de engenheiros e arquitetos.

Gostou do post? Divulgue o artigo entre seus conhecidos, para que mais casas autossustentáveis sejam construídas, ajudando o planeta a se curar.

Posts relacionados: